Como ir Viver para Portugal como Aposentado

O governo de Portugal desenvolveu um programa que tem atraído a atenção de muitos aposentados em todo o mundo. Especialmente os brasileiros têm se destacado migrando para aquele país.

Um conjunto de benefícios que envolvem a isenção de impostos, o baixo custo de vida no país, a qualidade nas prestações de serviços básicos, os baixos índices de criminalidade, clima espetacular e, em destaque, o idioma, têm sido os principais motivantes para brasileiros aposentados migrarem para Portugal.

Neste artigo, farei muito rápido um apanhado sobre como ir viver para Portugal como aposentado. Procurarei abordar as questões essenciais de modo a responder as principais perguntas de interessados nesse assunto.

Quem poderá ir para Portugal?

Alguns grupos de pessoas estão habilitadas, segundo o governo português, para viver em Portugal. Dentre elas destacamos:

  • Aposentados;
  • Pessoas que possuam rendimentos próprios;
  • Profissionais que desenvolvem atividades artísticas, técnicas ou científicas de alto valor.

Neste artigo, focarei apenas no primeiro grupo de pessoas, os aposentados. Então, veja com mais detalhes todos os requisitos para migrar para este excelente país europeu!

Requisitos para viver em Portugal como aposentado

A princípio é necessário você solicitar o visto de residência do tipo D7.

Será necessário entrar em contato com o consulado de Portugal no Brasil, preencher alguns formulários, apresentar os documentos e pagar a taxa.

Documentos

  • Comprovante de rendimentos, que poderá ser o contracheque;
  • Cópia da declaração do imposto de renda (a última enviada);
  • Comprovante de hospedagem. A reserva do hotel, o contrato de compra ou aluguel de uma casa, ou até mesmo uma carta convite de alguém que resida em Portugal;
  • Seguro médico internacional. Este é exigido quando você não é beneficiário do INSS, e nesse caso terá de apresentar o modelo PB4;
  • Atestado de antecedentes criminais. Você poderá solicitar o atestado na Polícia Federal, e o mesmo deverá constar um carimbo do Itamaraty. Depois você deverá reconhecer firma no cartório;
  • 2 fotos coloridas 3×4;
  • Cópia autenticada da certidão de casamento;
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos, caso haja;
  • Atestado médico emitido a, no máximo, 90 dias. O atestado deverá mostrar que você não possui doença contagiosa e tem sanidade mental. O médico deverá assinar e reconhecer firma em cartório. Além disso, o documento deverá ter carimbo do Itamaraty;
  • Passaporte com validade de, no mínimo, 3 meses;
  • Comprovante de residência original emitido a, no máximo, 90 dias.

Comprovação de renda

O aposentado que deseja viver em Portugal deverá comprovar renda mensal equivalente ao salário mínimo de Portugal.

Se vier acompanhado(a) do cônjuge e/ou de filhos, terá de comprovar renda suficiente para manutenção de todos.

Melhor explicando:

  • 1 aposentado – comprovar rendimentos equivalentes ao salário mínimo vigente;
  • Cônjuge – comprovar rendimentos equivalentes a 50% do salário mínimo vigente;
  • Cada filho(a) – comprovar rendimentos equivalentes a 30% do salário mínimo vigente.

Benefícios para viver em Portugal como aposentado

Além dos já citados no início deste post, alguns benefícios financeiros merecem ser citados, como por exemplo:

  • Isenção de impostos por um período de 10 anos;
  • Possibilidade de adquirir imóveis a preço bem abaixo dos praticados nos demais países da Europa;
  • Baixo custo nos transportes;
  • Benefícios turísticos.

Por fim, é válido destacar para você que todo o procedimento de solicitação do visto D7 é feito diretamente com o consulado de Portugal no Brasil.

Se restar alguma dúvida, sugiro que acesse diretamente a página do consulado pelo seguinte endereço eletrônico: http://consuladoportugalsp.org.br/visto-de-residencia-para-aposentados-ou-titulares-de-rendimentos/

Outra dica para você que quer viver em Portugal como aposentado é preparar toda a documentação necessária antes de solicitar o visto de residência D7, visto que alguns documentos dependerão de outras pessoas ou de órgãos públicos.

Melhores Praias de Naturismo do Brasil

Você conhecerá agora quais são as melhores praias de naturismo no Brasil.

Apesar de existir várias, preferi listar aquelas mais populares e consideradas oficialmente naturistas.

Me acompanhe pelas próximas linhas!

Lista de Melhores Praias de Naturismo do Brasil

1. Tambaba, Paraíba

A praia de Tambaba fica em Conde, no estado nordestino da Paraíba. Em 1991 o lugar se tornou oficialmente como a primeira praia naturista do Brasil.

Ela é dividida em duas partes, sendo que uma é destinada apenas para naturistas; e na outra parte é totalmente proibido ficar nu. O acesso entre ambas partes é controlado.

2. Praia do Pinho, Santa Catarina

A praia do Pinho fica localizada na cidade de Balneário Camboriú, no Estado de Santa Catarina. Ela é uma das mais belas praias do Estado, e localiza-se nesta cidade, que é destaque turístico.

Também é tida como uma das praias pioneiras oficializadas como naturista no Brasil. O lugar também é bastante popular entre todos os adeptos desse movimento.

3. Pedras Altas, Santa Catarina

Também localizada no estado de Santa Catarina, sul do Brasil, está a praia naturista de Pedras Altas. Sua localização exata está entre as cidades de Garopaba e Florianópolis, esta última é a capital do Estado.

Pedras Altas é uma das regiões de grande apelo turístico no Brasil, a praia possui uma excelente infraestrutura de recepção, uma pousada para naturistas e espaços para campistas e mochileiros acamparem.

No local quem dita as regras é o clube naturista, quem comanda a administração de toda a estrutura e a monitoração da aplicação da ética no local.

4. Olho de Boi, Rio de Janeiro

Olho de boi é uma das muitas praias localizadas na cidade de Búzios, no estado do Rio de Janeiro. Ela é considerada como a praia naturista oficial para os gays.

A praia possui excelentes vistas da natureza e uma trilha que conduz a um mirante onde é possível observar um gigantesco penhasco e uma maravilhosa cachoeira.

5. Barra Seca, Espírito Santo

Uma das melhores praias de naturismo do Brasil está localizada no estado do Espírito Santo, na região sudeste do país, e fica em uma ilha próxima à cidade de Linhares, ligada apenas por uma estrada de terra de 38 km de extensão.

São comuns as excursões partindo de várias cidades do Estado de Minas Gerais rumo a Barra Seca. Essas viagens são organizadas pela Associação Naturista de Minas Gerais, que é uma das mais ativas em todo o Brasil.

6. Massarandupió, Bahia

A praia naturista de Massarandupió está localizada no estado nordestino da Bahia, e fica a cerca de 80 Km da capital Salvador.

Sua localização exata é na Costa dos Coqueiros, bem próxima às famosas e paradisíacas praias do Forte e da Costa do Sauípe.

Massarandupió oferece aos visitantes naturistas um excelente cenário, muitas vezes descrito como hipnotizante, com coqueirais, areias finas e águas limpas e magicamente quentes.

7. Abricó, Rio de Janeiro

Das praias naturistas encontradas no Rio de Janeiro, abricó é a única considerada oficial. Está localizada muito próxima a Área de Preservação Ambiental de Grumari, ao Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca.

Devido à existência desses belos atrativos turísticos em sua proximidade, a praia se tornou um excelente lugar para o turismo.

8. Galheta, Santa Catarina

A praia da Galheta está localizada na capital Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, e exatamente dentro de uma reserva ecológica.

No local você também encontrará diversos sítios arqueológicos com informações históricas que datam de 4.500 anos atrás. Além disso, é uma praia excelente para o surfe.

A praia da Galheta está situada no leste da Ilha, e seu acesso deve se iniciar pela Praia Mole.

Você já conhecia algumas dessas praias naturistas no Brasil? Se ainda não, que tal visitá-las? Compartilhe estas dicas com seus amigos e familiares!

Dicas Simples de Como Acumular Milhas

Já sei, você chegou a este post porque é uma pessoa que ama viajar por este mundo afora e quer descobrir dicas simples de como acumular milhas.

Você está no lugar certo por que a minha pretensão aqui é fazer a listagem com as 6 dicas mais simples e básicas, além de rápidas, para você acumular milhas e viajar bastante!

Como Acumular Milhas Facilmente

Vem comigo e confira todas as 6 dicas a partir de agora!

1. Escolha um cartão que te renda milhas

Não tenho dúvida alguma que a primeira dica, e bastante simples, para você acumular milhas é escolher um cartão que tenha um programa de milhagem.

Um bom cartão para isto são aqueles em que associam um banco a uma empresa aérea, a exemplo do Itaucard TAM e azul, ou do Banco do Brasil ou Bradesco Smiles.

É bom também destacar que os melhores cartões são aqueles que te fazem render milha um para um. Isso significa que a cada dólar gasto é igual a uma milha.

2. Utilize seu cartão de crédito para pagar suas compras

O cartão de crédito é dinheiro de plástico, então não há nenhum mal em você utilizá-lo para pagar todas as suas compras, sejam elas de qualquer natureza.

Assim, quando você for ao supermercado, ao restaurante, às lojas de roupas, sapatos, eletrodomésticos, enfim, aonde for fazer compras, pague com seu cartão de crédito, e sabe por quê?

Simplesmente por que esta é uma forma simples de acumular milhas! A cada compra efetuada e paga com cartão de crédito você irá ganhar milhas, e não importa se pouca ou muita, de grão em grão a galinha enche o papo!

3. Pague suas contas com cartão de crédito

Talvez você nem imaginasse que existe a possibilidade de pagar suas contas, ou seja, seus boletos utilizando o cartão de crédito!

De fato, até pouco tempo atrás isto não era possível, mas, atualmente com o uso de diversos aplicativos, você poderá pagar suas contas de água, energia, gás, telefone utilizando o crédito do seu cartão.

Dessa forma, qualquer boleto que cair em suas mãos procure pagá-lo com seu cartão de crédito. Alguns bancos cobram uma taxa para pagamentos de boleto.

Procure analisar se o valor dessa taxa é viável, e em caso positivo, não perca tempo e pague imediatamente para acumular milhas.

4. Faça compras nas empresas parceiras

Muitas empresas, sejam elas físicas ou virtuais, se tornam parceiras dos programas de milhagem das empresas aéreas. E isso certamente é uma excelente forma de como acumular milhas facilmente.

Saiba que quando o compra é paga algo utilizando o cartão de crédito em uma empresa qualquer, você poderá ganhar de uma até duas milhas por dólar gasto.

O grande diferencial com as empresas parceiras, é que a compra com elas renderá maiores bonificações. Você poderá ganhar até 10 milhas por cada dólar gasto. Isto é ou não sensacional?

5. Faça avaliações no Kekanto

Até 2016 você poderá juntar milhas facilmente ao fazer avaliações de hotéis, restaurantes, atrativos turísticos e outros semelhantes, no TripAdvisor. Mas essa fonte se esgotou.

Agora a nova onda é ganhar milha fazendo as mesmas avaliações no site Kekanto. O sistema não é igual ao do TripAdvisor, mas, não deixa de ser uma das dicas simples de como acumular milhas!

6. Abasteça seu veículo

Algumas marcas de postos como a Shell, a Ipiranga e a Petrobras entraram em parceria com os programas de milhagem da LATAM, Azul e Gol.

Com isso, é possível você abastecer seu veículo ou de amigos e familiares e ganhar facilmente algumas milhas.

Minha indicação é que você conheça com mais detalhe cada programa parceiro desses postos e então faça o seu cadastro.

Gostou das dicas? Então compartilha!

Melhores Cursos de Inglês Grátis (Importante Para Viajantes)

Conheça agora os melhores cursos de inglês grátis que você poderá acessá-los aonde quer que esteja, em qualquer dia e horário!

Desta forma irá ter bastantes mais facilidades quando for viajar para o estrangeiro em termo de comunicação com as outras pessoas.

Cursos de Inglês para Viajantes

1. BBC Learning English

O BBC Learning English oferece um curso de inglês grátis que é bastante divertido e interativo. É mais indicado para pessoas que estão no nível intermediário e avançado. Então se você está no nivel iniciante, faça uso de outras opções que listarei logo abaixo.

O curso disponibiliza diversos vídeos sobre eventos atualizados, alguns testes e a possibilidade de praticar o vocabulário e as expressões idiomáticas. Um detalhe importante, é que neste curso você aprenderá o inglês britânico.

2. Duolingo

O Duolingo tem se destacado entre os melhores cursos de inglês grátis. Oferece aulas para iniciantes, intermediários e avançados. Com um método de ensino em que se destaca a inovação e a diversão, você consegue aprender inglês facilmente.

O curso poderá ser instalado em seu smartphone e assim praticado em qualquer lugar e em qualquer dia e horário. Com diversas palavras e frases, o aluno aprende inglês fazendo associações com desenhos.

3. Easy World of English

O Easy World of English é bem atraente e muito fácil de usar. Com ele você terá à disposição gramática, pronúncia e poderá praticar a leitura e o listening. É destaque o seu dicionário com imagens e que você poderá interagir.

4. ABCYa

Muitas vezes é preciso voltar a ser criança para aprender inglês. A proposta do ABCYa
é voltada para as crianças, e isso é essencial para muitos adultos que tem enfrentado dificuldades de aprender o idioma.

O curso online oferece jogos educativos organizados por níveis. Assim, é possível você praticar a pronúncia das letras e das vogais, além de palavras com seus sinônimos e antônimos. Dessa forma, é ideal para quem quer praticar e se aperfeiçoar na ortografia e na fonética.

5. LiveMocha

O LiveMocha desenvolveu um método próprio para ensinar inglês. Este é chamado de abrangência total. Sem dúvida, é um dos melhores cursos de inglês grátis para você praticar de qualquer lugar.

O método funciona da seguinte forma: Você começa ouvindo os nativos conversarem entre si. Na sequência, fará alguns testes para aprender a gramática e o vocabulário empregados naquela conversa.

Por último, você deverá praticar algumas atividades de escrita e também de fala. Todas elas são interativas e prendem a sua atenção.

6. English Online

Um curso excelente e totalmente grátis, e ainda, com a possibilidade de receber certificado ao final, é o English Online. Sendo indiciado para o público iniciante, intermediário e avançado, esse curso de inglês possui um banco com muitas atividades, sendo muita delas desenvolvidas através de vídeos.

7. British Council

O British Council oferece um curso de inglês dividido por faixas etárias diferentes, ou seja, as crianças, os adolescentes e os adultos. São, assim, grandes ações que oferecem uma vasta gama de atividades de interação.

Em todos você trabalhará lições em vídeos, jogos educativos e poderá ouvir podcasts, o que, seguramente, ampliará seus conhecimentos no idioma inglês. A questão é que independentemente do nível que esteja, ou de sua faixa etária, você sempre terá o que aprender e evoluir com o British Council.

Você começa vendo e praticando o listening, e também ouvindo os podcast. Depois desta etapa, deverá executar alguns exercícios para se certificar de que compreendeu a etapa anterior.

É interessante destacar que este curso de inglês também oferece fóruns para discussão. Nestes será possível conversar com nativos ou outras pessoas que estejam estudando o idioma.

8. USA Learns

O USA Learns é uma página online muito interessante para adultos que querem aprender e desenvolver habilidades na leitura, na escrita e na fala do idioma inglês. Nesta página é possível você receber orientações diretamente de nativos da língua inglesa.

Gostou das dicas? Pois, compartilhe!